Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio


O Brasil vem aos poucos se tornando um dos campeões de reciclagem de latas de alumínio, mas ainda distante de números como o do Japão, por exemplo, onde o nível de conscientização da população faz com o país seja uma referência mundial em reciclagem.

Diferente do Brasil, onde o trabalho de coleta de latas é feitos pelos recicladores, pessoas que sobrevivem do dinheiro da venda de latinhas, no Japão o trabalho é feito pelos próprios consumidores dos produtos, que separam as latas em suas residências.

A Associação de Reciclagem de Latas de Alumínio do Japão anunciou no seu relatório anual de atividades que, em 2013, essas operações atingiram a porcentagem recorde de 92,9% no Japão. Uma taxa superior a 90% coloca o país no nível mais alto do mundo. Latas de alumínio são utilizadas na venda de bebidas, alimentos processados e querosene. Desde que a lei sobre reciclagem de vasilhames e embalagens entrou em vigor em abril de 2000, a taxa de reciclagem de latas de alumínio  aumentou bastante. A lei obriga empresas a reciclarem as latas. 

Na década de 1980 a taxa de reciclagem de latas de aço girava em torno dos 40%. Essa taxa foi subindo durante a década de 90 e a primeira década deste século. Um dos motivos foi a colaboração bem sucedida entre 3 parceiros: as companhias fabricantes e comerciantes de bebidas em lata, a coleta de lixo feita pelos municípios e os consumidores.

Ao lado das máquinas de refrigerante sempre há uma lixeira

Não há dúvida que a lei de reciclagem de vasilhames e embalagens ajudou a propulsionar as operações. Contudo, os esforços dos municípios e das fabricantes de bebidas também desempenharam um papel importante. Os municípios criaram vários sistemas de separação do lixo. Por exemplo, latas e garrafas de plástico e garrafas de vidro são recolhidas em dias diferentes da semana. As próprias fabricantes de bebidas tiveram a iniciativa de colocar lixeiras para recolher latas usadas ao lado de máquinas de vender refrigerantes.

Na verdade, nas décadas de 1970 e 1980, latas de bebidas não alcoolicas usadas eram deixadas por toda a parte no Japão, prejudicando a imagem das cidades. Isso acabou gerando um problema social, por isso empresas do setor começaram a coletar as latas usadas. Depois disso, a quantidade de lixo continuou aumentando, e o próximo grande desafio foi encontrar depósitos de lixo. Talvez o principal incentivo que resultou na taxa de reciclagem mais alta do mundo tenha sido a voz do público, que pediu uma resolução da questão do lixo acima de tudo.

Como a capacidade de reciclagem já quase chegou ao seu limite, o desafio futuro será como manter essa alta taxa. Um desafio maior do que a reciclagem em si é diminuir o volume total de lixo tornando os vasilhames mais leves.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa