Japão quer exportar tecnologia do trem bala


Pretendemos ter os trens de alta velocidade funcionando em 2014, para a Copa do Mundo”, essa foi a frase dita em 2009 pela então Ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. A copa já passou e nada saiu do papel. Agora o governo planeja concluir o projeto em 2020, ou seja, com seis anos de atraso.

A adoção de sistemas de trens de alta velocidade estão sendo adotadas em escala global. A China vem desenvolvendo rapidamente linhas ferroviárias deste tipo desde cerca de 2007. Nos Estados Unidos, a construção de um sistema de trens do gênero começou este ano no estado da Califórnia. Existem planos semelhantes também na Índia, país com grande população e vasto território.
As medidas mundiais de promoção de esforços para lidar com os problemas ambientais também são um fator importante. Quando se levam em consideração a emissão de gases poluentes e o consumo de energia, aviões e automóveis são limitados enquanto meios de transporte de massa entre cidades, e os sistemas ferroviários são mais eficazes neste sentido.

O ponto forte do trem-bala japonês é que ele pode funcionar com segurança mesmo sob condições climáticas severas e durante desastres naturais, como terremotos, tufões e neve. Por exemplo, o shinkansen é equipado com tecnologia que freia imediatamente o trem quando um terremoto é detectado. O trem dispõe ainda de um sistema que previne o tombamento dos vagões. Estas funções foram postas à prova pelo devastador terremoto que atingiu a região leste do Japão em 2011.

Outros pontos fortes da tecnologia são os vagões leves e fortes, os freios que não afetam o conforto dos passageiros, e o treinamento dos funcionários.


Um dos líderes mundiais na tecnologia de trens de alta velocidade é o Japão.

Para os japoneses, o trem-bala é mais do que uma maravilha tecnológica que resiste à passagem do tempo. O shinkansen — nome oficial do superexpresso — ajudou a transportar o país de volta ao cenário internacional no pós-guerra. Em 1964, Tóquio ainda tinha sua imagem associada aos horrores da Segunda Guerra. Mas às vésperas da abertura das Olimpíadas na capital, naquele mesmo ano, o shinkansen fez sua primeira viagem e o mundo entendeu que o Japão havia mudado.

Começava ali a trajetória dos japoneses rumo ao desenvolvimento que criou uma das maiores potências econômicas da história asiática. A inauguração da primeira rota, entre Tóquio e Osaka, em 1º de outubro de 1964, foi comemorada por multidões nas duas cidades, distantes 513km. O trajeto, que antes demorava sete horas, passou a ser feito em quatro, a 210 km/h (hoje a viagem leva pouco mais de duas horas). Desde então, vários modelos de trem-bala foram lançados e já transportaram dez bilhões de passageiros em seu meio século de existência.Trens mais velozes surgiram, enquanto outros países lançaram seus próprios veículos de alta velocidade, mas o shinkansen continua sendo um símbolo incomparável de eficiência, conforto e segurança.

O interior do Shinkansen é igual ao de um avião

Nunca houve um acidente grave envolvendo o trem-bala no Japão. Sua média de atraso é 36 segundos.Viajar de shinkansen não é barato. Em compensação não tem estresse. Com a passagem na mão (comprar na hora é fácil), basta chegar 15 minutos antes na estação. É o tempo suficiente para confirmar o horário de partida, achar a plataforma e posicionar-se à frente do vagão.

O passeio de Tóquio à Kioto é memorável. Nem dá para sentir os 360 kms que separaram as duas cidades. Em duas horas e meia, a viagem, que custa cerca de US$ 140, transcorre entre campos de arroz e casas de madeira. O Monte Fuji ao fundo dá o toque de cartão-postal. Quando o vulcão é avistado, boa parte dos passageiros se levanta para fotografar a montanha. O Fuji, da janela de um trem-bala, é um clássico.



Como o Japão não gosta de ser superado pela China, já está testando seu trem de levitação magnética, o maglev, que poderá chegar aos 500 km/h. A primeira linha, entre Tóquio e Nagoia, está prevista para 2027. Mas nos trilhos japoneses o futuro já chegou há cinco décadas.

 O Japão planeja por em prática, o plano de expansão da rede do shinkansen  e a exportação pode ser uma via para uma maior promoção da tecnologia, desenvolvida durante os 50 anos de operação do trem-bala no Japão, e podem-se esperar ainda efeitos econômicos com as vendas para o exterior. Baseado no apelo de sua filosofia, "segurança em primeiro lugar", que tem orientado a história dos 50 anos sem acidentes fatais de operação do shinkansen.

Um dos pontos em que as negociações podem emperrar, é o fato de o Japão pretende exportar o sistema completo dos trens, representado por um conjunto tecnológico de maquinário, sistemas elétricos, engenharia, operação ferroviária, vendas e outros. O ideal seria que o sistema japonês fosse compatível com as tecnologias e cultura do país importador, mas nem sempre este seria o caso. Mesmo que o shinkansen não possa ser exportado como um pacote único, seria importante também que o Japão não hesitasse em oferecer cooperação tecnológica parcial.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio

O que fazer com as casas abandonadas no Japão