Fraude contábil no Japão

Presidente e diretores da Toshiba pedem desculpas por manipulação de balanços

Para quem trabalha na área contábil sabe muito bem que a manipulação de balanços não é uma prática nova, nem no Brasil, nem no restante do mundo.

No exterior, a manipulação de resultados visa o aumento artificial do lucro, já no Brasil a manipulação sempre foi feita para reduzir lucros. Essa diferença se da pelo fato de lá fora o aumento de lucros visava atrair investidores no mercado de capitais, enquanto que aqui no Brasil a diminuição de lucros sempre visou à sonegação de impostos.

Nesta semana veio a público a noticia de que executivos de alto escalão da multinacional japonesa Toshiba, estavam sistematicamente envolvidos na manipulação de lucros da empresa. A manipulação acusou nos seus demonstrativos contábeis lucros de US$ 1,22 bilhão no período de 7 anos, números muito acima da realidade da empresa. O relatório dos analistas aponta os diretores e responsáveis pelo departamento contábil de não ter consciência ou conhecimento necessário das práticas contábeis adequadas.

O reflexo do escândalo foi imediato. O presidente da Toshiba, Hisao Tanaka, o vice-presidente do conselho de administração, Norio Sasaki, e o conselheiro Atsutoshi Nishida, renunciaram aos seus cargos na terça-feira (21/07), juntamente com oito diretores, ou seja, metade do conselho de administração.

Agora a Toshiba enfrenta dificuldades para formar uma nova equipe administrativa, após a dissolução de quase todo seu conselho.

Segundo a empresa, diretores independentes formarão a maioria do conselho de administração e o comitê de auditoria interna será chefiado por uma pessoa de fora.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mogiano lembra os bons tempos do Palacete Jafet

Estrangeiros contam as dificuldades de ter uma esposa japonesa

Japão é campeão de reciclagem de latas de alumínio